Futebol juvenil – Crónicas e resultados.

Novo ano, velhos hábitos. Leiam as crónicas dos protagonistas do futebol juvenil do Caldas Sport Clube.

Seniores A – Liga3

  • FC Oliveira Hospital 2-2 Caldas SC
  • Golos: Tuga, João Rodrigues (GP)

Seniores B – Divisão Honra | AF. Leiria

  • GD Os Nazarenos 0-2 Caldas SC
  • Golos: Ivo Nabais, Júlio Sousa

Juniores A – Camp. Nacional Sub-19 | II Divisão

  • CD Fátima 0-1 Caldas SC
  • Golos: Miguel Costa (24’)

Equipa titular: Guilherme Nogueira (GR); David Gesteiro; Guilherme Lopes; Miguel Costa; Pedro Rosário; Guilherme Santos; Tomás Camacho; João Mendonça; Ricardo Alexandre; Daniel Fernandes; Afonso Machado.

Jogaram ainda: Gonçalo Duarte; António Teotónio; João Peralta; Rodrigo Pereira; Afonso Constantino.

Comentário ao jogo: No primeiro sábado do ano, a equipa de juniores A deslocou-se até ao estádio Papa Francisco para defrontar a agradável equipa do Fátima. Num dia chuvoso – e num relvado natural – as condições do jogo dificultaram a ação dos jogadores, devido à inadaptação ao terreno de jogo.

O Caldas entrou melhor no desafio, com duas ocasiões de golo, no entanto, sem as conseguir materializar. O jogo foi bem disputado nos primeiros vinte minutos, com o Fátima a assumir o controlo da partida com a bola, mas a equipa visitante a conseguir ser mais perigosa nas saídas rápidas. Aos 25 minutos, o árbitro assinala falta dentro da área sobre Dani, convertida através de Miguel Costa. Até ao intervalo, manteve-se a toada do jogo, mas com o marcador a ditar a vantagem da equipa alvinegra.

Na segunda parte, a equipa da casa arriscou mais, manteve a superioridade com o domínio da bola, dispondo de quatro situações claras de golo, mas sem eficácia no momento da finalização, ou por erro do executante ou por defesa do guarda-redes Guilherme Nogueira.

O Caldas tentava sair no contra-ataque para fechar o resultado do jogo, mas sem conseguir, chegando ao final com a vitória e os consequentes três preciosos pontos.

Juniores B – Camp. Distrital I Divisão

  • Caldas SC 2-1 ARECO
  • Golos: Gonçalo Ribeiro, Diogo Martins

Equipa inicial: Francisco Nunes, José Sousa (C), Gonçalo Pescada, Tiago Guimarães, Guilherme Narciso (, Martim Felgas, Martim Cruz, Gonçalo Ribeiro, Gustavo Costa, e Diogo Martins.

Jogaram ainda: Simão Vala, Rafael Junior, Rodrigo Roque, Bruno Lima

Comentário ao jogo: O jogo que se realizou ao início da noite foi antecedido de chuva intensa, o que já fazia antever que o dérbi Caldense, que por norma já é um jogo muito intenso, seria um jogo bastante disputado e com jogadas de perigo de lado a lado. E foi com um ritmo acelerado que decorreram os primeiros minutos de jogo, motivados pelo estado do relvado.


Logo nos primeiros dois minutos de jogo, assistimos a jogadas que mostravam que duas as equipas vinham à procura da vitória. Primeiro o Caldas que, através de um remate à entrada da área, permite a defesa do guarda-redes adversário e logo depois, após um lance de contra-ataque a equipa do Caldas defende para canto. Na sequência do canto, a bola fica enrolada dentro de área, mas após alguma confusão a defensiva do Caldas consegue afastar o perigo.


E foi muito neste ritmo elevado em ambas as metades do campo que se disputaram os primeiros 30 minutos de jogo, com o Caldas por cima devido à superioridade técnica e tática dos seus elementos, mas com a equipa da ARECO sempre à espreita de em transição conseguir chegar ao golo.
Ao minuto 29 o Caldas ainda abanou as redes da ARECO, com um remate de Diogo após uma assistência de Gustavo, mas o lance foi anulado por posição irregular.


Mais 12 minutos se passaram com muito boas combinações e tentativas de alcançar a baliza da ARECO, mas os lances eram muitas vezes anulados por fora de jogo ou acabavam por não chegar à zona de finalização a fim de inaugurar o marcador.


Quem não marca, sofre, e aos 42’ a ARECO adianta-se no marcador. Numa bola aparentemente controlada, Tiago Guimarães tenta cortar a bola, mas acaba por introduzir a bola na própria baliza.
Era uma repetição do que havia acontecido na primeira fase, em que a ARECO também se adiantou primeiro no marcador, mas a reação da equipa do Caldas não podia ter sido melhor.


Dois minutos depois, a bola é colocada na direita em Gustavo que cruza e Gonçalo Ribeiro, cabeceia à entrada da pequena área e reestabelece a igualdade, resultado com que chegou ao intervalo.
A segunda parte começou com ambas as equipas mais cautelosas e com o jogo mais disputado a meio campo, mas foi neste momento que o Caldas chegou ao segundo golo.


Ao minuto 60′, Martim Cruz tenta do meio da rua, com um remate muito violento alvejar as redes da ARECO, mas o Guarda Redes defende a bola para a frente e na recarga, Diogo Martins desvia do Guarda Redes e faz o 2-1 para a equipa da Casa.


Nos minutos seguintes o Caldas podia ter chegado ao 3.º golo, mas não conseguiu concretizar.
Ao minuto 67’ num livre de bastante longe, a equipa da ARECO tentou a sua sorte, mas a bola não passou perto do poste esquerdo da baliza defendida por Francisco Nunes.


Os minutos finais do jogo foram minutos de muitos nervos pois a ARECO não mandou a toalha ao chão e procurava com enorme raça e muitos jogadores na frente chegar à igualdade, mas foi com este resultado que chegou o apito final!


Uma nota de fair-play e desportivismo para a equipa da ARECO que num jogo muito intenso e em que a equipa de arbitragem quis assumir o protagonismo do jogo (levando a que este se descontrolasse), manteve sempre uma postura exemplar e que se saúda no Futebol!
O Caldas fez o pleno de vitórias nas jornadas da segunda fase, e, com 2 golos sofridos e 15 marcados, garante a conquista do Torneio de Abertura a uma jornada do fim!

Juvenis A – Camp. Nacional Sub-17 | II Divisão

  • Caldas SC 2-2 AC Marinhense
  • Golos: Etienne Vieira e Pedro Marques

Equipa inicial: Duarte Almeida; Rodrigo Mondim, Etienne Vieira, Diogo Bernardino, Bernardo Carvalho; Tomás Franco, Duarte Pereira (cap), Salvador Cardoso; Martim Martins, António Pereira, Pedro Marques

Jogaram ainda: Tomás Nicolau, Aires Nanque, Franciso Almeida

Comentário ao jogo: Classico do distrito de Leiria na 18° jornada e a abrir o ano civil de 2023.
Equipas com números muito idênticos no campeonato, empate na 1° volta e novo empate agora na 2°volta.
Jogo sempre muito repartido, bastante equilibrado em praticamente todos os aspetos do jogo.
Entrou melhor o Caldas com o 1° golo aos 6 minutos numa excelente finalização de cabeça de Etienne Vieira. O Marinhense regiu e empatou aos 20 minutos. O equilíbrio era a nota dominante, mas foi o Caldas a voltar a marcar aos 40 minutos por Pedro Marques.


Na 2°parte a toada do jogo mantém-se, o Caldas com algumas situações para fazer o 3-1 mas a eficácia não ia sendo a melhor. O Marinhense ia também conseguido aproximações perigosas mas também iam pecando na finalização.


Já perto do final, aos 86 minutos o Marinhense marcou e estabeleceu o resultado em 2-2.
Nos últimos minutos de jogo ambas as equipas tentaram chegar à vitória mas tal não aconteceu.
Resultado que se aceita pelo equilíbrio constante ao longo do jogo.
Jogo com emotividade, muito disputado, com os jogadores a terem uma excelente entrega.

Próxima jornada, a equipa de Juvenis A do Caldas SC desloca-se a Viseu para defrontar o clube local, Académico de Viseu.

Juvenis B – Camp. Distrital Divisão Honra

  • Caldas SC 2-0 U. Serra

Iniciados A – Camp. Nacional Sub-15 | I Divisão

  • Caldas SC 0-0 CADE

Equipa inicial: Bernardo Pessoa (GR), Diogo Sousa, Henrique Sampaio, Jaime Rafael, Lourenço Almeida, Mário Iurcu, Lourenço Leal, Salvador Franco, Lourenço Vieira, Martim Basilio, Samuel Dias.

Jogaram ainda: Tomás Remigio, Vasco Fonseca, João Marques, Henrique Anunciação, António Arcanjo.

No passado domingo, dia 8 Janeiro, a equipa de Iniciados A recebeu no campo da Qta. Boneca a equipa do C.A.D. Entroncamento.

Jogo muito equilibrado e intenso, em que a equipa do CSC, após 15 minutos em que não “entrou muito bem no jogo”, teve um maior domínio de jogo, mas que não foi traduzido em golos, apesar de algumas boas oportunidades.

A equipa do CSC, procurou sempre a baliza adversária de forma organizada e com alguma qualidade, representando o Caldas SC de forma empenhada e digna.

Próxima jornada, a equipa do CSC irá deslocar-se ao Seixal para defrontar a equipa do S. L. Benfica na última jornada da 1a fase.

Iniciados B – Camp. Distrital Divisão Honra

  • Caldas SC 4-1 SC Leiria e Marrazes

Equipa titular: Gabriel Coito, Malik Omar, Eric Ramos, Guilherme Ferreira, Xavier Camacho, Guilherme Vietas, Ricardo Silva, Hugo Sampaio, João Galvão, André Ribeiro e Guilherme Luís.


Jogaram ainda: Filipe Azevedo, Simão Spínola, Adrian Peretyatko, Manuel Lopes e Tomás Cunha.
Marcadores dos golos: André Ribeiro, João Galvão, Ricardo Silva e Manuel Lopes.


Comentário ao jogo: Início de ano com o pé direito
A equipa do Caldas recebeu e venceu o Marrazes por 4-1, no primeiro jogo do novo ano, num jogo onde se esperava bastante equilíbrio dada a qualidade de ambas as equipas e a diferença de pontos que as separava, que não era muito assinalável até ao momento.


O Caldas entrou (mais uma vez) muito bem no jogo e muito cedo chegou ao primeiro golo, resultado que não se alterou até ao intervalo, naquela que foi uma primeira parte relativamente equilibrada mas com maior ascendente para a equipa da casa.


Na segunda parte e depois de alguns ajustes, o Caldas evidenciou uma vez mais uma das suas várias características positivas, a entrada após o reatamento do intervalo na segunda parte, na qual “sentenciou” o jogo com 2 golos bem cedo e com um futebol muito atrativo, não deixando o adversário sair do seu setor defensivo, criando ainda mais situações de golo que lhe permitiu ampliar o resultado, sendo que pelo meio sofreu um golo de bola parada sem necessidade, fazendo com que o resultado fosse de 4-1 favorável ao Caldas.


Uma vitória sem contestação, dado o nível e qualidade de jogo que o Caldas apresentou, principalmente na segunda parte, com os seus princípios e identidade bem presentes nos vários momentos do jogo.

Outras notícias

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as noticias do clube no seu email