Futebol formação: resultados e crónicas

Dos relvados para a escrita. Continuamos a dar palco aos treinadores para que falem de cada jogo do fim de semana. Confere aqui as suas palavras e os resultados do fim de semana de 03 a 04 de dezembro.

Veteranos:

  • Caldas SC 3-2 União de Tomar
  • Golos: B. Francisco, R. Campos e J. Rodrigues (Caldas SC)

Equipa titular: Cravide, Gonçalo L., Conde, J. Sancheira, Aldrabinha, F. Sena, B. Francisco, J. Rodrigues, R. Campos, Tó Luís, Rodrigo, Penas, Nelson e N. Mondim

Primeiro jogo disputado em casa. Ascendente do Caldas na primeira parte, com boa reação do Tomar na segunda. Jogo com algumas quezílias que não dignificam o espírito veterano pretendido.
Vitória da melhor equipa em campo. A terceira parte foi bem servida, onde é de realçar o convívio entre as duas equipas.

O próximo jogo realiza-se no dia 10 de Dezembro frente ao Estrela Amadora, na Reboleira.

Seniores B –  AF Leiria | Divisão Honra

  • Caldas SC 4-0 Mirense
  • Golos: Tomás Silva, David Santos, Ivo Nabais, Martim Magalhães

Juniores A – Camp. Nacional Sub-19 | II Divisão

  • SC Estrela 0-3 Caldas SC
  • Golos: Guilherme Lopes (43’) ; Afonso Machado (55’) ; Daniel Fernandes (90’)

Equipa titular: Guilherme Nogueira (GR); João Mendonça; Guilherme Lopes; Miguel Costa; Pedro Rosário; Guilherme Santos; Tomás Camacho; João Peralta; Afonso Machado; Daniel Fernandes; Ricardo Alexandre.

Jogaram ainda: José Antunes; António Teotónio; Diogo Vieira; Afonso Constantino; Rodrigo Pereira.

Comentário ao jogo: Na décima terceira jornada do campeonato, a equipa de juniores A viajou até Portalegre com a meta de arrecadar os três pontos e consequentemente, voltar ao segundo lugar da classificação.

O jogo não começou fácil, com os jogadores a terem alguma dificuldade para se adaptarem às condições do relvado e conseguirem dar algum “fio” ao jogo. O Caldas esteve sempre mais perigoso, com os primeiros quinze minutos a serem de aproximações constantes à baliza adversária, principalmente através de bolas paradas.

Mesmo não beneficiando de ocasiões claras de golo, a equipa alvinegra conseguiu ir tendo mais ascendente no jogo, com o domínio da posse da bola, mas sobretudo, sem conceder oportunidades de golo à equipa da casa. Aos quarenta minutos o Caldas chegou ao golo, através de Guilherme Lopes. O inaugurar do marcador, acabou por dar mais tranquilidade à equipa, conseguindo gerir o jogo de outra forma. Aos 55 minutos, Afonso Machado deu maior desafogo aos seus colegas com o segundo golo da partida.

A partir do segundo golo a equipa conseguiu gerir o jogo de uma forma menos intensa, mas sempre com os olhos na baliza contrária, mesmo não dispondo de situações claras de jogo. Em cima do minuto noventa, Daniel Fernandes ainda foi a tempo de fixar o resultado final no 0-3.

Juniores B – Camp. Distrital I Divisão

  • Bombarralense 0-1 Caldas SC

Equipa inicial: António Sábio, José Sousa (C), Afonso Martins, Gonçalo Pescada, Tiago Guimarães, Guilherme Narciso, Martim Felgas, Marim Cruz, Gonçalo Ribeiro, Diogo Martins, Rodrigo Roque

Jogaram ainda: Lourenço, Bruno Lima, Simão Vala, Duarte Marques e Gustavo.

Comentário ao jogo:

Jogo que opunha duas equipas que já se haviam defrontado esta época, na primeira fase do campeonato. Desta vez era a eliminar e nenhuma equipa queria perder. O Caldas iniciou muito bem a partida, a procurar resolver cedo e fazendo boas combinações na frente, mas do outro lado encontrou uma equipa do Bombarral que não queria perder e que estava ali para disputar o jogo.


Logo aos seis minutos de jogo, um excelente passe em profundidade de José Sousa, isola Gonçalo Ribeiro, que frente a frente com o guarda redes permite a defesa para canto. O Caldas esteve quase sempre por cima na partida e, quando as combinações não resultavam, iam explorando também os remates de fora de área.

Aos 36’ surgiu a primeira grande oportunidade da partida. Roque recebe a bola dentro da área e roda sobre um defesa, mas o remate saiu ao poste. Quatro minutos depois, após cruzamento de Martim Cruz, Roque recebe e oferece a oportunidade a Martim Felgas, que remata ao lado. O golo estava perto de acontecer, mas só a 1 minuto do fim da primeira parte é que a equipa do Caldas se adianta no marcador.
Livre descaído para o lado direito, batido por Tiago Guimarães muito bem ao segundo poste, onde Afonso Martins salta mais alto e consegue colocar a bola dentro da baliza.


Na segunda parte, o Caldas queria marcar para dilatar a vantagem e não tirou o pé do acelerador, mas a bola teimava em não entrar. Aos 70’ foi a vez de José Sousa cabecear em cheio na barra, na sequência de um canto e aos 81’, na sequência de um livre lateral à entrada da área, a bola foi desviada por cima.


Quem não marca, arrisca-se a sofrer, e o Bombarralense não desistiu até ao final do jogo, tendo mesmo crescido a sua pressão sobre a baliza do Caldas. Mas António Sábio cumpriu bem o seu papel e foi decisivo quando aos 86’ faz uma grande defesa para evitar o golo, num lance em que o jogador seguia isolado para a baliza.
O Caldas foi mais equipa e avança para os quartos de final, onde vai defrontar o Batalha.

Juvenis A – Camp. Nacional Sub-17 II Divisão

  • Guarda UD 0-6 Caldas SC
  • Golos: Tomás Nicolau (3) Aires Nanque (2) António Pereira (1) (Caldas SC)

Equipa titular: António Sábio (GR); Martim Minez, Etienne Vieira (cap), Henrique Vinhais, António Pereira; Duarte Pereira, Rodrigues Mondim, Francisco Calado; Aires Nanque, Tomás Nicolau, Pedro Marques.

Jogaram ainda: Diogo Bernardino, Rodrigo Tempero, Lourenço Sedas, Ricardo Justino.

Comentário ao jogo: A equipa de Juvenis A do Caldas deslocou-se à cidade da Guarda para defrontar o clube local, o Guarda Unida.

O jogo começou da melhor maneira para a formação Alvinegra, marcando o 0-1 logo aos 4 minutos de jogo. Esta forte entrada no jogo permitiu à equipa gerir o encontro de forma tranquila e sem grandes sobressaltos. Esta tranquilidade levou a equipa a chegar ao 0-2 com naturalidade.

Nos últimos dez minutos da primeira parte, o Guarda Unida procurou chegar perto da baliza do Caldas e a tranquilidade da equipa Alvinegra desapareceu, e foram cometidos alguns erros que tornaram o jogo mais partido e com a equipa da Guarda a colocar em sentido a defensiva do Caldas. Num desses lances de desconcentração, a equipa Alvinegra fica reduzida a 10 elementos, com a expulsão, por vermelho direto, do Etienne Vieira, após falta sobre um adversário quando este ficava isolado na cara do guarda-redes António Sábio.

Ao intervalo era importante estabilizar emocionalmente e ajustar tacticamente a equipa e foi isso que foi tentado junto dos jogadores. A equipa voltou a entrar muito forte no segundo tempo e fazer o 0-3 e o 0-4 ainda dentro dos 5 minutos iniciais da segunda parte.
No restante tempo de jogo, os jovens Alvinegros dominaram por completo o jogo, fazendo mais dois golos e colocando o resultado final em 0-6.

A próxima jornada (16°) os juvenis A do Caldas SC recebem na Quinta da Boneca o FC Porto “B”.
Jogo a realizar às 15:00h de Domingo dia 11 Dezembro.

Juvenis B – Taça do Distrito

  • Meirinhas 4-0 Caldas SC

Iniciados A – Camp. Nacional Sub-15 I Divisão

  • SG Sacavenense 3-1 Caldas SC
  • Golos: Xavier Camacho (Caldas SC)

Equipa titular: Gabriel.Coito (GR), Diogo Sousa, David Santos, Lourenço Almeida, David Conchinha, Mário Iurcu, Lourenço Leal, Salvador Franco, Lourenço Vieira, Martim Basílio, Vasco Fonseca

Jogaram ainda: João Marques, Xavier Camacho, Jaime Rafael, Salvador Gomes, Gonçalo Alferes

Comentário ao jogo: No passado domingo, dia 4 de Dezembro, a equipa de Iniciados A deslocou-se a Sacavem, para defrontar o G.S. Sacavenense.

Apesar de algumas ausências devido a doença, a equipa do Caldas Sport Clube realizou um jogo com muita qualidade, tendo algumas oportunidades para concretizar, mas, ou por falta de eficácia ou até por alguma falta de sorte, só consegui fazer um golo, através de um cabeceamento de Xavier Camacho.
Os golos adversários surgiram por alguns erros individuais, “contra a corrente do jogo”. O resultado foi claramente pior do que a exibição da equipa do Caldas Sport Clube que merecia mais.

Iniciados B – Taça do Distrito

  • Fig. Vinhos 0-10 Caldas SC
  • Golos: 2 do Manuel Almeida, 2 do Henrique Sampaio, 2 do João Galvão, 1 do Hugo Sampaio, 1 do Guilherme Luís, 1 do Samuel Dias e 1 do Henrique Rochete.

Equipa titular: Santiago Paz, Rafael Matos, Eric Ramos, Henrique Sampaio, Guilherme Vietas, Tomás Cunha, Filipe Azevedo, Hugo Sampaio, João Galvão, Manuel Almeida e Henrique Rochete.


Jogaram ainda: Miguel Sábio, Simão Spínola, Samuel Dias, António Arcanjo e Guilherme Luís.


Comentário ao jogo: Um jogo sem história.
Na 1ª eliminatória da Taça, contra um adversário do escalão abaixo e com uma deslocação bem longa até Figueiró dos Vinhos, já se esperava um jogo de sentido único para a equipa do Caldas e assim foi, durante os 80 minutos de jogo, a bola teve cerca de 90% do tempo na posse da equipa visitante, que enfrentou um adversário de nível de desenvolvimento e qualidade muito inferior.


Na primeira parte, o Caldas podia e devia ter aumentado o ritmo na circulação de bola, no entanto chegou ao intervalo a vencer por 3-0 e o jogo resolvido. A segunda parte foi de domínio absoluto da equipa alvinegra, não dando qualquer hipótese de aproximação à sua baliza e com uma circulação de bola muito mais rápida e objetiva na direção da baliza contrária, chegando com naturalidade ao resultado final de 10-0.


De realçar que foi o primeiro jogo em contexto de taça para a grande maioria dos jogadores, onde a equipa tem um objetivo bem claro e ambicioso nesta competição. Além da experiência do jogo foi proporcionado ainda um belo almoço convívio realizado depois do encontro, onde o espírito de grupo se fez notar de forma bem saudável e positiva!

Outras notícias

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as noticias do clube no seu email