Confere aqui os resultados e as crónicas de alguns dos jogos que ocorreram entre sábado e domingo.

Seniores B – AF Leiria | Divisão Honra

  • Alqueidão da Serra 3-0 Caldas SC

Juniores A – Camp. Nacional Sub-19 | II Divisão

  • Caldas SC 3-1 GS Loures
  • Golos: Afonso Machado (31’ e 58’) e Miguel Costa (80’) – Caldas Sport Clube

Equipa titular: Guilherme Nogueira (GR); Afonso Constantino; Miguel Costa; Pedro Rosário; Wilson Estrela; Guilherme Santos (CAP); Tomás Camacho; João Mendonça; Afonso Machado; Daniel Fernandes; Ricardo Alexandre.

Jogaram ainda: José Antunes; António Teotónio; João Peralta; Diogo Vieira; João Coelho.

Comentário ao jogo: Nesta décima segunda jornada, o oitavo classificado visitava a casa do terceiro para um jogo que prometia ser bem disputado. O Caldas entrou melhor, logo com duas boas ocasiões de golo nos primeiros catorze minutos. Aos trinta e um minutos, a equipa alvinegra chegou à vantagem através que um golo que poderia figurar no famoso TopGolos do Canal 11: jogada individual de Dani pela direita do ataque, passando pelo seu opositor e junto da “linha de cabeceira” fazendo a assistência para a finalização de calcanhar de Afonso Machado. Até ao intervalo a equipa visitada teve mais aproximações à baliza adversária – com mais três ocasiões – enquanto, o Loures dispôs de duas situações de golo.

Na segunda parte a equipa pelicana entrou novamente por cima dispondo de mais duas boas tentativas de golo. O segundo tento entrou na baliza do visitante aos treze minutos da segunda parte, bis de Afonso Machado. Pelo passo do jogo, tudo parecia resolvido, mas a equipa do Loures chegou ao golo a faltar treze minutos para os noventa, voltando a reabrir a luta por pontos. Mas apenas três minutos passados, Miguel Costa selou o resultado final.

Juniores B – Camp. Distrital I Divisão

  • Arcuda 0-5 Caldas SC

Equipa inicial: António Sábio, José Sousa (C), Afonso Martins, Gonçalo Pescada, Tiago Guimarães, Guilherme Narciso, Martim Felgas, Gonçalo Ribeiro , Bruno Lima, Duarte Marques, Rodrigo Roque.

Jogaram ainda: Simão Vala, Diogo Martins, Martim Cruz, Duarte Duque, Hugo Nascimento

Comentário ao jogo: O jogo começou com o Caldas a querer resolver desde o primeiro minuto de jogo, e a conseguir uma sequência de 3 cantos seguidos logo no 1.º minuto de jogo, mas que não resultaram em grande perigo para a baliza adversária. O primeiro remate da equipa do Arcuda surgiu apenas aos 24 minutos de jogo que, após um mau passe na defesa do Caldas, remata de fora de área, mas sem perigo.
No lance seguinte, o Caldas responde por intermédio de Duarde, que após um passe de Roque, remata ao lado.

A diferença era notória, ajudada pela ausência de vários jogadores da equipa adversária, que fizeram com que a equipa apenas se apresentasse apenas com os 11 jogadores, não tendo opções no banco para eventuais substituições.


Mesmo com as linhas defensivas adversárias baixas, o Caldas continuava a pressionar a equipa da casa, e mostrava-se sólido no ataque, não tendo pressa para chegar à área e tentando, através de cruzamentos ou de remates alcançar a baliza do Arcuda.


O marcador só viria a ser desbloqueado ao minuto 34. Numa bola lançada em profundidade por José Sousa nas costas do defesa esquerdo, Pescada fica isolado com o Guarda Redes e coloca a bola por cima do mesmo.


Dez minutos depois, Guilherme Narciso, numa troca de passes dentro da área adversária, descobre Bruno junto à linha de fundo do lado direito que, mesmo sem ângulo, mas aproveitando o mau posicionamento do Guarda Redes, remata com força e estreia-se a marcar pela equipa do Caldas. Estava feito o 2-0, resultado com que ambas as equipas foram para o intervalo.

Na segunda parte, foi a equipa do Arcuda que numa atitude mais destemida tentou surpreender a equipa do Caldas com um remate logo no primeiro minuto.
Mas o Caldas estava determinado a dilatar a vantagem ao minuto 6 da segunda parte, Tiago Guimarães cruza rasteiro e Rodrigo Roque remata e faz o 3-0.
Um minuto depois, num lance de boa pressão por parte do Caldas, a bola sobra para Roque, que faz um golo de belo efeito, bizando assim na partida.

Aos 18 minutos da segunda parte começaram a fazer-se sentir as contrariedades para a equipa do Arcuda. Um dos seus jogadores, fatigado, necessita de assistência. Prontamente, o Sr Adelino atende às necessidades do atleta do Arcuda e presta-lhe assistência, recebendo assim o cartão branco pela tarefa desempenhada.


O jogador ficaria impossibilitado de continuar em campo e, uma vez que o treinador adversário não tinha mais opções, saiu também Rodrigo Roque de campo para que o resto da partida continuasse a ser equilibrada em termos de jogadores. A partir deste momento, e com o resultado já em 4-0, o Caldas abrandou um pouco o ritmo, mas mantinha viva a sua intenção de continuar a dilatar a vantagem. Aos 24 minutos da segunda parte, num canto, a bola sobra para Cruz, que acabado de entrar fixa o resultado nos 5-0.

Juvenis A – Camp. Nacional Sub-17 II Divisão

  • Caldas SC 4-1 Sport Viseu e Benfica
  • Golos: Tomás Nicolau, Pedro Marques (2), Airea Nanque (Caldas SC)

Equipa titular: Duarte Almeida (GR); Rodrigo Mondim, Etienne Vieira (cap), Diogo Rosa, André Justino; Duarte Pereira, Salvador Cardoso, Martim Martins; Aires Nanque, Tomás Nicolau, Pedro Marques

Jogaram ainda: Tomás Franco, Francisco Calado, António Pereira, Martim Minez, Henrique Vinhais.

Comentário ao jogo:

Vitória sem contestação!

Jogo que se iniciou com bastante equilíbrio, muito disputado a meio campo e com ambas as equipas a procurarem ter bola e assumir o jogo de forma organizada. A partir dos cinco minutos, começa um ligeiro ascendente do Viseu e Benfica, que neste período conseguia em rápidas transições criar situações de perigo, conseguindo inclusive aos sete minutos marcar golo.

A equipa do Caldas demorou um pouco a reagir e só a partir dos quinze minutos começou a pegar na batuta do jogo e a criar situações de finalização. Aos 17′, 22′ e 24′, o Caldas conseguiu finalizar as suas investidas ofensivas, marcando 3 golos de rajada e colocando assim a equipa mas tranquila e segura no jogo. Até ao final da primeira parte, os jovens Alvinegros controlaram o jogo com bola e podiam inclusive marcar mais 1 ou 2 golos.

Na segunda parte o jogo tornou-se mais incaracterístico, com as duas equipas a terem pouca capacidade de ter bola, o jogo entrou num regime de constantes transições, mas com bastantes desacerto nas zonas de criação e finalização.

O Caldas teve uma grande oportunidade de golo aos 75′ , mas Pedro Marques não conseguiu consomar o hattrick ao desperdiçar uma grande penalidade. Até ao final do jogo, continuou a mesma toada, com ligueiro ascendente do Caldas. Ascendente que que viria a resultar no 4-1 aos 90′ . Logo de seguida, foi a vez do desperdício, aos 91′ e 92′ foram desperdiçadas mais 2 situações claras para ampliar ainda mais o marcador.

Fica uma Vitória sem contestação da melhor equipa. No entanto, fica um jogo que não foi muito bem jogado tecnicamente, principalmente na segunda parte.

Próxima jornada, a 15°, os Juvenis A do Caldas SC têm mais uma longa deslocação, desta vez até à cidade mais alta de Portugal… a Guarda.

Juvenis B – Camp. Distrital Divisão Honra

  • UD Leiria 5-1 Caldas SC
  • Golos: 51′ Martim Amaro (Caldas SC)

Iniciados A – Camp. Nacional Sub-15 I Divisão

  • FC Alverca 3-0 Caldas SC

Equipa titular: Bernardo Pessoa (GR), Diogo Sousa, David Conchinha, Lourenço Almeida, Jaime Rafael, Mário Iurcu, Xavier Camacho, António Arcanjo; Henrique Anunciação, Lourenço Vieira, Samuel Dias.

Jogaram ainda: Salvador Franco, João Filipe, Martim Basilio, João Marques, David Santos.

Comentário ao jogo: No passado domingo, dia 27 Novembro, a equipa de Iniciados A deslocou-se a Alverca para defrontar a equipa local.

Na primeira parte, a equipa do Caldas Sport Clube esteve muito organizada e concentrada a nível defensivo, não tendo permitido quase nenhum lance de perigo à equipa adversária e tendo uma excelente oportunidade com um remate perigoso dentro da área adversária de Samuel Dias.

Na segunda parte, a equipa do FC Alverca teve o domínio total do jogo, não tendo a equipa alvinegra a capacidade de reação ao primeiro golo do adversário, tendo sofrido mais dois golos no final do jogo.

Apesar de todas as contrariedades antes do jogo (ausências por doença de alguns jogadores) e no decorrer do jogo (arbitragem infeliz) a equipa do Caldas Sport Clube tem capacidade e qualidade para jogar mais e melhor.

Iniciados B – Camp. Distrital Divisão Honra

  • Caldas SC 4-0 GRAP
  • Golos: 15′ Joao Marques, 42′ António Arcanjo, 45′ António Arcanjo, 60′ Henrique Rochete

Equipa titular: Gabriel Coito, Malik Omar, Eric Ramos, David Santos, Guilherme Vietas, Vladimir Gryaznov, Filipe Azevedo, António Arcanjo, João Francisco, Adrian Peretyatko e Henrique Rochete.


Jogaram ainda: Tomás Cunha, Miguel Sábio, Simão Spínola, Mateus Costa e Manuel Almeida.

Comentário ao jogo: Jogo onde a equipa do Caldas deu seguimento à sua evolução e qualidade de futebol, contra uma equipa do GRAP que se mostrou competente e organizada até certo ponto.
A primeira parte foi de controlo e domínio absoluto da equipa do Caldas com muita qualidade de jogo, organização, rápida reação à perda da bola e muita dinâmica ofensiva que chegou naturalmente ao primeiro golo e que ainda dispôs de várias oportunidades que deviam ter sido concretizadas de melhor forma para ter “fechado” o jogo mais cedo, mas tal não aconteceu e o intervalo chegou com apenas 1-0 para o Caldas.


Na segunda parte o Caldas entrou a todo o gás e rapidamente “resolveu” o jogo com mais 2 golos em 2 minutos e começou a gerir o jogo com a bola, mas não com tanto critério e velocidade na circulação como tinha feito na primeira parte, que permitiu algumas saídas em contra-ataque do adversário, no entanto sem nunca conseguir incomodar efetivamente o GR do Caldas. O Caldas acabou por chegar ao 4º golo e que mais uma vez fica a “saber a pouco”, dada a quantidade de oportunidades que foram criadas.


Nota de destaque para mais um jogo sem sofrer golos da equipa do Caldas, que em 8 jornadas, apenas sofreu golos em 3! O Caldas mantém o seu processo de evolução e crescimento nesta Divisão de Honra de forma sustentada e saudável, e para a semana vira forças para a Taça Distrital, na qual tem uma viagem bastante longa até Figueiró dos Vinhos, para enfrentar a equipa da casa.

Iniciados C – Camp. Distrital I Divisão

  • AE Óbidos 0-3 Caldas SC
  • Golos: Diogo Félix (11′), Miguel Ferreira (50′) e Jesus Fernandes (55′).

Comentário ao jogo: Os iniciados C estrearam-se a vencer fora na deslocação a Óbidos (0-3), regressando às vitórias com golos de Diogo Félix (11′), Miguel Ferreira (50′) e Jesus Fernandes (55′). A equipa alinhou da seguinte maneira: Pedro Sábio (João Mourato, 60′), Duarte Santos, Rafael Serafim (Luciano Almeida, 55′), Rafael Ralha, Jesus Fernandes, Miguel Dionísio (Manuel Martins, 35′), Vicente Riachos, Guilherme Santos, Diogo Félix (Martim Formiga, 50′), Miguel Ferreira e Martim Simão (Guilherme Constantino, 40′)

Outras notícias

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as noticias do clube no seu email