Futebol Formação: resultados e crónicas.

O fim de semana passado estendeu-se ao feriado com a realização de vários jogos da formação do Caldas Sport Clube. Conhece os resultados aqui e lê as crónicas de alguns treinadores.

Seniores B:

  • GD Alvaiázere 1-1 Caldas SC
  • Golos: Pedro Pereira (Caldas SC)

Juniores A – Camp. Nacional Sub-19 II Divisão

  • CD Mafra 2-2 Caldas SC
  • Golos: Diogo Rosa (28´) e Vinícius Fernandes (61’) – CD Mafra
  • Golos: Ricardo Alexandre (48’) e Afonso Machado (94’) – Caldas Sport Clube

Equipa titular: Guilherme Nogueira (GR); Guilherme Lopes; Miguel Costa; Pedro Rosário; David Gesteiro; Guilherme Santos; Tomás Camacho (CAP); João Peralta; Afonso Machado; Daniel Fernandes e Ricardo Alexandre.

Jogaram ainda: Afonso Constantino; João Batista; João Coelho e José Antunes.

Comentário ao jogo:

No passado sábado, com a noite acabada de cair, a equipa de Juniores A entrou em campo para defrontar o Mafra. A equipa da casa entrou por cima e dominou o tempo de posse de bola, tendo ocasiões de golo não muito flagrantes. O Caldas, com um jogo mais direto, conseguiu algumas aproximações à baliza contrária, originando bolas paradas de forma consecutiva.

A equipa visitada conseguiu encetar o marcador – aos 28 minutos – por intermédio de Diogo Rosa. Chegava o intervalo na Venda do Pinheiro com o marcador a justificar a exibição das duas equipas.

Logo no reatar do encontro, o Caldas entrou melhor e chegou à igualdade logo nos primeiros minutos, golo da autoria de Ricardo Alexandre. O empate “virou” o jogo, revertendo o ascendente do jogo para a equipa visitante.

Ao minuto 61 o Mafra assumiu novamente a liderança do marcador.

Após alguma insistência e já com o guarda-redes Guilherme Nogueira no ataque à área contrária, aos 94 minutos o encontro ficou novamente empatado – fruto da teimosia de Afonso Machado – que à segunda tentativa encostou a bola para dentro da baliza.

O jogo chegou ao fim com o resultado a fazer jus à prestação das duas equipas e refletindo o equilíbrio de forças entre elas.

Juniores B – Camp. Distrital I Divisão

  • Caldas SC 2-1 UD Turquel
  • Golos: Diogo Martins x2 (Caldas SC)

Equipa inicial: Francisco Nunes (saiu aos 66, entrou António Sábio), José Sousa (C) (saiu aos 73, entrou Lourenço Alexandre), Simão Vala (saiu ao intervalo, entrou Afonso Martins), Gonçalo Pescada, Tiago Guimarães, Martim Cruz, Martim Felgas (saiu ao intervalo, entrou Rodrigo Roque), Gonçalo Ribeiro, Diogo Martins, Gustavo Costa e Hugo Nascimento (saiu ao intervalo, entrou Bruno Lima)

Comentário ao jogo:

O jogo começou com uma oportunidade clara de golo para o Caldas, com jogada desenvolvida do lado direito e com Diogo Martins a aparecer ao segundo poste na pequena área, livre de marcação, mas a falhar o alvo. Estava criada a primeira oportunidade num jogo com claras diferenças entre as equipas. No entanto, essas diferenças não foram demonstradas em campo, o Caldas mostrou-se bastante impaciente e sentiu algumas dificuldades em implementar o seu estilo de jogo, recorrendo com bastante frequência ao jogo direto para os jogadores mais avançados e a procurar excessivas vezes recorrer a jogadas individuais para tentar resolver o nulo no marcador. Notou-se também nesta primeira parte alguma falta de agressividade que não tinha sido marca em jogos anteriores e poderia ter levado a que fossemos para o intervalo em desvantagem no marcador.


Na segunda parte, o Caldas voltou dos balneários com vontade de circular bola e implementar o seu estilo de jogo e os resultados não tardaram a aparecer. Logo aos 9 minutos, lançamento lateral do lado direito, Bruno devolve a Pescada que cruza para o segundo poste e Diogo atira de cabeça para o fundo das redes.
Um minuto depois Martim Cruz descobre na frente Diogo, que conduz a bola até à entrada da área e, num remate rasteiro e colocado, faz o segundo. Aos 20 minutos da segunda parte, num lance de insistência, a equipa visitante reduz a vantagem.


O Caldas podia ter dilatado a vantagem, beneficiando das dificuldades físicas que começavam a aparecer na equipa do Turquel e que obrigavam a substituições forçadas. Mas o resultado não se alterou até ao fim, apesar de terem existido mais algumas oportunidades para ambos os lados. Exemplo disso, foi o estreante na equipa do Caldas, Bruno Lima, ter ficado isolado contra o Guarda Redes, mas a acertar no poste.

Juvenis A – Camp. Nacional Sub-17 II Divisão

  • Caldas SC 2-0 AC Santarém
  • Golos: Aires Nanque e Tiago Machado (Caldas SC)

Equipa titular: Duarte Almeida (GR); Martim Minez, Etienne Vieira (cap), Diogo Rosa, Bernardo Carvalho; Tomás Franco, Duarte Pereira, Francisco Calado; Aires Nanque, Tiago Machado e Pedro Marques

Jogaram ainda: Francisco Almeida, Salvador Cardoso, Martim Martins, Rodrigo Mondim, Tomás Nicolau

Comentário ao jogo: Vitória justa dos jovens Alvinegros

Jogo que se perspetivava de grande equilibrio de forças entre as duas equipas. A diferença pontual na tabela classificativa (Académica Santarém com 18 pontos e Caldas com 16) demostrava bem o bom jogo em prespetiva.
Entrou melhor a formação Alvinegra e consegui ficar em vantagem com um golo de Aires Nanque, após remate forte de pé esquerdo. A Académica tentou reagir mas a formação do Caldas ia conseguido estancar as tentativas de aproximação à sua baliza. Chega o intervalo com um jogo equilibrado e muito disputado, com muita intensidade nos duelos, mas com a formação Alvinegra em merecida vantagem devido ao golo conseguido e a uma organização defensiva equilibrada que não permitia jogadas de perigo ao adversário.

Na segunda parte, o registo de jogo foi semelhante. No entanto, via-se uma Académica a correr maiores riscos, ao colocar mais elementos em zona ofensiva e por isso a conceder mais espaços ao sector de meio campo e ofensivo do Caldas. Com esse espaço, foi natural o maior número de aproximações a zonas de finalização pelo Caldas. A Académica ia tentando num futebol mais direto e objetivo criar perigo, mas a organização defensiva do Caldas ia prevalecendo. As maiores oportunidades de golo foram do Caldas e o 2-0 esteve sempre mais próximo que o possível 1-1. Assim, a meio da segunda parte, o Caldas concretiza o 2-0 e fica mais tranquilo no jogo. A Académica arriscou ainda mais e as oportunidades para mais golos continuaram acontecer por parte do Caldas, que com um maior acerto no momento de finalização podia ter conseguido um resultado mais volumoso.

Em resumo, vitória justa do Caldas, num jogo em que a equipa alvinegra teve sempre mais ocasiões de golo e apresentou uma organização defensiva segura e consistente, não concedendo oportunidades de golo ao seu adversário.

Na próxima jornada (1°da 2°volta), o Caldas SC recebe o primeiro classificado do campeonato, o AD Taboeira, que conta com o impressionante registo de 10 vitórias e 1 empate.

Contamos com o apoio de todos os Caldenses para nos ajudarem com energia positiva em mais um grande desafio para os Juvenis A do Caldas SC.

Juvenis B – Camp. Distrital Divisão Honra

  • SC Pombal 3-4 Caldas SC
  • Golos: 15′ Tiago Carrilho, 26′ Diogo Pereira , 56′ Martim Amaro, 63′ Rodrigo Tempero

Iniciados A – Camp. Nacional Sub-15 I Divisão

  • Caldas SC 3-4 Sporting CP
  • Golos: Jaime Rafael, Salvador Franco, Diogo Sousa (Caldas SC)

Equipa inicial: Gabriel Freitas (GR), Diogo Sousa (1), Tomás Remigio, David Conchinha (C), Mario Iurcu, Jaime Rafael (1), Lourenço Leal, Salvador Gomes, Henrique Anunciação, Martim Basilio, Lourenço Vieira.

Jogaram ainda: Vasco Fonseca, Salvador Franco (1), João Marques, André Ribeiro, Lourenço Almeida.

Comentário ao jogo:

No passado sábado, dia 5 Novembro, a equipa de Iniciados A recebeu a equipa do Sporting CP, equipa que lidera o Campeonato Nacional de Sub-15.
Na primeira parte, apesar da equipa leonina ter mais posse de bola e o domínio de jogo, a equipa do CSC esteve sempre muito organizada, procurando sair em ataques rápidos sempre que possível. O primeiro golo do Sporting surgiu de um canto e já no final da 1a parte, surgiu o 2. golo dos visitantes após uma boa jogada coletiva.

Após o intervalo, a equipa do CSC veio dos balneários com mais ambição e realizou uma segunda parte excelente. Jaime Rafael fez o 1-2 com um cabeceamento após canto. E apesar do Sporting ter feito 2 golos, a equipa do CSC acreditou sempre e marcou dois golos, primeiro por Diogo Sousa e depois com um grande remate de Salvador Franco, tendo assustado a equipa leonina até ao final do jogo.

Iniciados B – Camp. Distrital Divisão Honra

  • AD Pedro Roma 2-1 Caldas SC
  • Golos: Adrian Peretyatko (Caldas SC)

Iniciados C – Camp. Distrital I Divisão

  • Beneditense 2-0 Caldas SC

Comentário ao jogo:
Os iniciados C deslocaram-se à Benedita para mais uma jornada do campeonato e fizeram uma exibição competente, num jogo muito disputado e competitivo. Um deslize, já na ponta final da partida, acabou por precipitar a derrota (2-0), mas sem beliscar a exibição coletiva. O Caldas alinhou com: Pedro Sábio (João Mourato, aos 68′), Luciano Almeida (Martim Formiga, aos 60′), Rafael Serafim, Rafael Ralha (cap), Jesus Fernandes, Miguel Dionísio (Vicente Riachos, aos 60′), Miguel Sábio, Guilherme Santos, Manuel Martins (Guilherme Constantino, aos 70′), Diogo Félix (Miguel Ferreira, aos 40′, depois Simão Aldrabinha, aos 75′) e Martim Simão (Gabriel Conceição, aos 60′). Os golos do Beneditense aconteceram aos 68′ (um autogolo) e 76′.

Outras notícias

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as noticias do clube no seu email